ENEARQ 2013 22 a 26 JULHO
FLORIANOPOLIS
http://enearq2013.blogspot.com.br/
TRABALHOS
EIXOS TEMÁTICOS
1) GESTÃO DOCUMENTAL: práticas tradicionais e novos desafios.
Leva-se em conta os temas pertinentes de: diagnóstico, avaliação, descrição, instrumentos de pesquisa, arranjo, classificação, preservação, conservação, patrimônio cultural, usuários e outros assuntos relacionados.
2) DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA TECNOLOGIA PARA A ARQUIVOLOGIA: usos e consequências.
Este espaço destina-se a discussão dos seguintes temas: arquivos digitais e eletrônicos, softwares para arquivos, aplicabilidade de hardwares em arquivos, assinatura e certificação digital, preservação digital, E-Arq Brasil, digitalização.
3) LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO.
Com o advento do acesso à informação, foi aprovada em 2011, no Brasil, a Lei de Acesso à Informação. Esse eixo trata sobre as questões legais de direito ao acesso nos arquivos, além de aspectos relacionados à integridade, autenticidade, grau de sigilo, classificação e avaliação em arquivos públicos e privados. Trata da normalização de arquivos, as normas técnicas nacionais e internacionais (Ex: Nobrade, ISAD (G), etc.).
4) ARQUIVOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE.
Eixo que trata sobre a arquivologia e a importância da sua coletividade com as demais áreas do conhecimento. O uso de diversas ciências para o desenvolvimento do fazer arquivístico de instituições públicas e privadas.
MONOARQ
Espaço para os recém-formados possam expor suas monografias. O tema é livre, porém deve seguir os requisitos de submissão de trabalhos/artigos.
CINEARQ
Recente no ENEArq, este espaço tem o objetivo de mostrar trabalhos audiovisuais produzidos pelos estudantes de arquivologia.
Se você deseja participar, deve seguir às regras abaixo:
- O formato do vídeo deverá ser executável no Windows Media Player;
- O tema do vídeo não precisa ser referente aos eixos temáticos, porém deve estar relacionado à Arquivologia;
- O vídeo deve ser autoexplicativo;
- Para apresentação serão aceitos até 05 autores - apenas os autores do vídeo receberão certificado;
- O tempo de apresentação será de 10 minutos, e mais 05 minutos para comentários e questionamentos;
- Serão aprovados os melhores 05 vídeos, tendo como critérios de avaliação: conteúdo, objetividade, clareza, concisão e grau de relação com a Arquivologia.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Serão aceitos:
- 10 artigos científicos;
- 05 monografias (MONOARQ);
- Trabalhos com 01 ou 02 autores.
Obs I.: Cada autor pode enviar até DOIS trabalhos, porém em eixos temáticos diferentes.
Obs II.: Serão aprovados os 10 melhores artigos e as 05 melhores monografias, não havendo número definido de trabalhos para cada eixo temático.
Os estudantes interessados em apresentar trabalhos e/ou artigos deverão escolher UM entre os quatro eixos temáticos disponíveis.
Escolhido o eixo temático, siga os passos abaixo:
ENVIO DE RESUMOS
Para envio de resumos, os autores devem seguir o que diz a NBR 6028 - Resumos:
- O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
- Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
- As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- O resumo deve apresentar claramente o conteúdo do trabalho/artigo.
- Deve informar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
IMPORTANTE: O Resumo deve estar vinculado ao EIXO TEMÁTICO relativo ao assunto do trabalho/artigo.
Estrutura: UM único parágrafo de 200 a 300 palavras em texto contínuo, em fonte Times New Roman, em tamanho 12, sem citações ou tópicos, e conter de 03 a 05 palavras-chave.
PARA SEU RESUMO SER ACEITO E AVALIADO, DEVE ESTAR DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ACIMA.
Os resumos devem ser enviados durante o período de 01/04 a 28/04 para o e-mail: xviienearq.cientifica@gmail.com. O assunto do e-mail deve ser o Eixo Temático escolhido.
RESUMOS APROVADOS
Os resumos recebidos pela Comissão Científica serão lidos e avaliados por docentes do Curso de Arquivologia da UFSC. Os critérios utilizados serão: conformidade com os critérios previamente estabelecidos, pertinência e coerência, uso correto da língua portuguesa, inovação e relação com o eixo temático.
O resultado dos resumos aprovados será divulgado no dia 15 de maio.
-- Espaço reservado para listar os resumos aprovados! --
Os autores que tiveram seus resumos aprovados devem seguir as instruções abaixo para envio dos trabalhos completos.
ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS
O envio de trabalhos completos deverá seguir a formatação e os encaminhamentos conforme a ABNT, nos links abaixo:
O modelo de apresentação (em slides) será enviado ao e-mail do autor após o envio do trabalho completo. Lembrando: os slides são um dos quesitos de avaliação dos trabalhos. Só serão aceitos slides em formato Power Point (ppt) ou Portable Document File (PDF).
Os trabalhos devem ser enviados durante o período de 15/05 a 16/06 para o e-mail: xviienearq.cientifica@gmail.com. O assunto do e-mail deve ser o Eixo Temático escolhido.
APRESENTAÇÃO
- Use background e texto de acordo com o padrão estabelecido pela Comissão Científica;
- Evite textos só com letras maiúsculas;
- Evite mais de sete linhas de texto por slide, e mais que oito palavras por linha;
- O texto do slide não deverá ter fonte menor que 24;
- Note que fontes sans-serif (e.g., Arial, Helvetica) são mais fáceis de ler do que as fontes serifadas (e.g., Times Roman);
- Use fontes comuns tanto quanto possível. Para ppt incorpore (embed) as fontes especiais na apresentação;
- Evite sentenças completas e texto excessivo em geral. Itens com bullets e palavras-chave são preferíveis. Lembre-se que os slides são apresentados como suplemento à sua fala, e não o contrário;
- Evite usar mais de dois gráficos ou ilustrações por slide;
- Evite o uso excessivo de animações e cores;
- Escolha bem a quantidade de slides para não exceder o tempo de apresentação, considerando como média 03 minutos na apresentação de cada slide;
- Fique de frente para sua audiência na maior parte da apresentação e interaja com a mesma;
- O tempo máximo para a apresentação será de 15 minutos;
- No máximo, duas pessoas podem apresentar o trabalho;
- Deixe tempo adequado para os questionamentos, conforme orientação do coordenador da sessão;
- O plano de fundo será enviado ao palestrante após seu resumo aprovado.
DATAS
ATIVIDADE | PERÍODO / DATA |
Envio de Resumos | 01/04 a 28/04 |
Divulgação dos Resumos aprovados | 15/05 |
Envio de Trabalhos Completos | 15/05 a 16/06 |
Envio de vídeos para CINEARQ | 01/04 a 15/05 |
Resultado dos vídeos aprovados para CINEARQ | 15/06 |
TEMAS PARA GT's
1) DIREITOS HUMANOS E ARQUIVOLOGIA
O acesso à informação é um direito humano universal que é mencionado na Constituição Brasileira de 1988 e na Carta dos Direitos Humanos Universais.
2) MOVIMENTO ESTUDANTIL E ARQUIVOLOGIA
É preciso um encontro com o representantes dos DA/CA(s) para discutir o movimento estudantil e sua importância na construção do cidadão e do saber arquivístico.
INFORMAÇÕES
Cada palestrante terá 15 minutos para apresentar seu trabalho, e mais 05 minutos para comentários e questionamentos.
Os autores devem realizar inscrição no evento para apresentar seu artigo/trabalho.
Não serão aceitos artigos/trabalhos enviados fora das datas de envio estipulados, salvo se os prazos forem prorrogados.
A ordem e os dias das apresentações serão divulgados no dia 01/07.
Os autores que não apresentarem seus trabalhos não receberão certificado, e assim, não concorrerão às premiações.
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